Avançar para o conteúdo principal

Apenas plástico reciclado ou de origem renovável nos produtos IKEA até 2030

O compromisso da IKEA é ter um impacto positivo nas pessoas e no planeta. Ambicionamos que todo o plástico usado nos nossos produtos seja proveniente de material renovável ou reciclado. Para começar, substituímos os produtos de plástico de uso único  e estamos a utilizar diferentes tipos de plástico de origem mais sustentável em mais produtos.

Parede de azulejos verdes com três ganchos KNOPARE verdes que se assemelham a barcos de brincar, num deles está pendurado um saco de macramé branco.

Sobre o plástico na IKEA

  • Até 2030, vamos usar apenas materiais renováveis ou reciclados nos nossos produtos em plástico
  • Até 2028 vamos eliminar, gradualmente, o plástico das embalagens para o cliente 
  • Em janeiro de 2020, eliminámos todo o plástico de utilização única, de toda a nossa gama de decoração em casa

Sabemos que os materiais plásticos poluem os ecossistemas, se não forem descartados de forma responsável. Ao mesmo tempo, pretendemos reduzir os resíduos de plástico e a poluição e levar a indústria a desenvolver soluções de produção centradas em materiais renováveis e reciclados. Pelo que investimos continuamente nestes movimentos de redução de plástico descartável, redução de plástico nas nossas embalagens ou incorporação de plástico reciclado nos nossos produtos.


Reciclado para que possa reciclar

Iniciámos um percurso para produzirmos produtos de plástico não só a partir de resíduos industriais, mas também a partir de resíduos domésticos. O primeiro produto com essas caraterísticas é o caixote de lixo HÅLLBAR, que é utilizado para separar o lixo e tratar da reciclagem em casa das pessoas.

Gaveta de cozinha aberta que revela uma solução para separação de resíduos HÅLLBAR cinzenta clara com quatro secções, garrafas PET e resíduos orgânicos.
Bancada de cozinha em madeira, uma toalha, frentes de gaveta em aço inoxidável e uma pessoa a raspar resíduos orgânicos para dentro de um caixote HÅLLBAR.

Reutilize os nossos sacos reutilizáveis ISTAD

Sendo duradouros e com fecho, os sacos ISTAD podem ser utilizados várias vezes e com muitos fins. Tornando-os uma alternativa funcional aos sacos de plástico descartáveis.

Bancada de cozinha branca, três sacos reutilizáveis ISTAD e uma pessoa com uma camisa de ganga a guardar tostas num dos sacos.
Produtos de maquilhagem organizados numa minicómoda GODMORGON fumada com duas gavetas junto a uma jarra de flores num toucador.
Somos curiosos e estamos empenhados em explorar, inovar e desenvolver em conjunto com todos os nossos parceiros ao longo de toda a cadeia de valor e também consigo, como cliente.

Minh NguyenMaterial and Innovation Manager

As tecnologias SMART reduzem o preço e melhoram a sustentabilidade

A nova tecnologia de co-injeção permite-nos utilizar dois materiais diferentes no mesmo produto. Isto significa que cada material pode ser selecionado consoante o seu propósito. Como no vaso NYPON, que é constituído por um núcleo estrutural menos dispendioso e por uma camada exterior ou "pele" com melhor aparência e toque.

Vaso NYPON cinzento com uma planta aspargo-pluma sobre uma mesa de apoio turquesa, em frente a um cortinado turquesa.

Descubra mais produtos criados com plástico reciclado

O nosso percurso para utilizar exclusivamente plástico proveniente de materiais renováveis ou reciclados está bem encaminhado. Muitas das nossas grandes famílias de produtos de plástico já são produzidas com uma elevada percentagem de plástico reciclado.

Caixa GODMORGON com compartimentos para guardar uma bolsa dourada, uma tesoura e uma seleção de artigos de maquilhagem e de cuidados pessoais.
Três ganchos KNOPARE verdes montados na parede, dois dos quais seguram sacos e o terceiro um casaco.
Planta de interior verde e exuberante recém-plantada num vaso NYPON cinzento, rodeada por terra e vários vasos de terracota.
Casa de banho com chão de azulejos brancos e pretos e uma estante VESKEN branca com esponjas-pufe e toalhas em tons pastel.
Entrada moderna com paredes claras, pavimento escuro e dois conjuntos de sapateira/arrumação TRONES montados entre um espelho e uma sapateira.
Cadeira JANINGE em amarelo vivo, já montada, sobre um chão de madeira clara, em frente a uma parede branca.
Precisamos de repensar a forma como criamos, produzimos e como podemos reutilizar os materiais plásticos nos produtos IKEA.

Erik LjungbladPlastic Category Manager

Adeus ao plástico de uso único

Em janeiro de 2020 eliminámos todo o plástico de utilização única, de toda a nossa gama de decoração em casa. Isso incluiu artigos como pratos, copos e palhinhas em plástico. Os materiais plásticos de uso único disponíveis nos nossos restaurantes, bistros e cafés foram substituídos por alternativas descartáveis sem plástico sempre que possível. Sabemos que os materiais plásticos poluem os ecossistemas, se não forem descartados de forma responsável. Ao descartar de forma adequada este material, estará a prevenir a poluição de solos, praias e oceanos e também a evitar o impacto na rede de esgotos.

Coleção de embalagens de comida para levar, incluindo copos, palhinhas e caixas, algumas com o logótipo IKEA e a palavra "Hej".
Saco de plástico e garrafa PET descartados em cima de um leito de algas húmidas e murchas junto à água, sob a luz pálida da manhã.

Reinventar os resíduos

É fundamental encontrar novas formas de trabalhar com materiais reciclados e a utilização de resíduos como um recurso aproxima-nos de um futuro mais sustentável.

Caixa KUGGIS branca com uma seleção de canetas coloridas, fita-cola cor-de-rosa e vários novelos de fio de cores vivas.

O PET é o plástico que mais se recicla e pode ser utilizado para diversos fins.

Juntos, podemos fazer mais

O nosso percurso em direção ao uso exclusivo de materiais reciclados ou renováveis à base de plástico ainda vai levar o seu tempo e vai exigir novas formas de agir, mas estamos empenhados em assumir a responsabilidade e encontrar novas soluções. Queremos dar aos nossos clientes a possibilidade de optarem por produtos feitos em materiais mais sustentáveis que possam ser novamente reciclados. Juntos, podemos fazer uma grande diferença!